18 de abril de 2024

dia____580, vila velha/es 2024: é preciso deixar que o inesperado nos encontre (DIA 1)

oi, eu sou joy e hoje fazem 580 dias que eu fui passar um mês fora de casa e não voltei. saí de casa 7h da manhã em busca da linha de trem que me levaria de minas gerais ao espírito santo. uma viagem tão adiada quanto desejada, imaginada. de tanto tentar planejar, o momento nunca parecia o certo. mas um dia, eu decidi que eu quem faria ser. na quarta-feira, uma decisão. tudo estava conspirando. passagens, estadias. planos. assim eu fui.

ao todo foram em média 13h de viagem. um misto de sensações e emoções. inquietude no corpo, na mente. eu li, reli, dormi, sonhei, pensei, chorei, agradeci. sozinha, sem dar uma palavra sequer além do usual por pura educação. estive comigo por todo o trajeto, por lindas paisagens, vales, morros, os mais de 30°C lá fora e o frio congelante dentro. um silêncio absoluto muitas vezes se misturava ao choro de crianças tão loucas quanto eu para somente, chegar. quanto mais perto ficava, mais o frio na barriga pelo desconhecido se apresentava a mim. 

são sempre pessoas muito boas que cruzam os meus caminhos e eu simplesmente saí a caminhar pelos arredores pra ter umas primeiras impressões da cidade. ainda nada muito concreto, ainda to tentando desassociar o que vi pra abrir os caminhos pro novo do que verei entrar. é preciso deixar que o inesperado nos encontre. caminhar para que o caminho abra, que se conheça andando, vivendo e se perdendo por aí. 

BARROS, Joyce Gabriella. 13 de Abril de 2024.