quando a gente permite que o outro esteja aberto a ser ele mesmo e não quem gostaríamos que ele fosse, mais talvez ele queira permanecer; é natural e humano buscar conforto nos afetos, nos convívios. tentar encaixar algo em um lugar que não cabe, prende, sufoca.
é aí que a gente traz à tona a palavra amante. ãmante.
"EL BUEN AMANTE NUNCA SE ENAMORA”
a-m-a-n-t-e_ palavrinha super estimada e até pejorativizada (essa palavra existe?), mas amante, na verdade, é aquele que ama. sem pretensões. é um extremo amador da vida. na paixão, você vê o que não tem onde não tem na hora que não tem. você quer possuir, guardar, fechar, enclausurar, tornar seu o que não se pode pertencer.
ao ser um 'bom amante', você é livre. dá pro outro a possibilidade das infinitudes do seu sentimento. abre espaço pra tudo o que pode ser. o bom amante percebe que o tempo não pode ser investido em coisas que não representam uma forma de vida pra ele. dá sua energia pra tudo o que desperta o desafio do ser dentro dele. o bom amante sabe que a conexão entre pessoas é intransferível, insubstituível. não existem hierarquias para o bom amante. ele ama. por amar. o bom amante sabe que o amor é múltiplo. e ele admira o fato de poder ter tanto e doar tanto de infinitas maneiras diferentes e imparáveis. o bom amante não tem medo de perder. ele passa a maior parte da vida tentando se encontrar e, logo ocupado demais para se envolver com questões incontroláveis. ele reconhece a fantástica aventura que é a vida. e seu tempo é precioso demais para escoar pelas suas mãos. assim, um bom amante possui uma boa intuição e amor-próprio suficiente para saber exatamente onde se encaixa; ele não aceita menos do que sabe que merece, mesmo entregando sem certeza de equivalência.
o bom amante não espera de volta. ele faz por fazer. ele é abundante. tem tanto dentro que não precisa conter os destinatários. o bom amante não sonha com uma única via de afeto. quiçá no plano social, consequentemente matrimonial. ele sabe que amigo, família, animais, experiências e lugares também podem trazer a sensação de preenchimento de si. e assim, ele sente ainda mais o presente em sua presença. a vida. o bom amante sabe que não tem o controle de nada. e menos ainda de si, então se permite sentir e identificar suas próprias emoções.
o bom amante não abomina os ciúmes, mas entende que ninguém tira o lugar de ninguém, visto que uma pessoa não tem um posto na vida da outra — muito menos está lá para evoluir de cargo. o bom amante sabe quem é, reconhece o seu poder e sabe do que é capaz de provocar. entende que é único e nada o tira do lugar de si mesmo.
um bom amante se entrega aos seus desejos. e é fiel a eles. sabe muito bem que um não anula o outro. um bom amante entende a transitoriedade, a efemeridade de todas as coisas. entende que tudo está em movimento e não se deixa travar pela monotonia. um bom amante só é bom porque sabe que seus sentimentos são conduzidos pela pureza do amor. sem condições. sem aspirações ou grandes expectativas infundadas.
o bom amante vive um dia de cada vez, porque só assim é capaz de viver mil vidas possíveis dentro de uma única.
BARROS, Joyce Gabriella. 2022.