25 de abril de 2018

A vida é uma viagem

Sentar ao mar, mirando o pôr-do-sol mais incrível da vida. Poder desfrutar em dose cheia da melhor companhia: eu. Em um porto, para lembrar de que somos barcos e não um cais. Para lembrar também, que a vida é uma viagem, e nenhum destino tem volta. Porque quando regressamos, já não somos mais o mesmo que partiu. Com sua imensidão, o mundo só quer um mergulho com peito aberto e coragem. Assim vamos. Olhar pro céu, vê-lo mudar de cor, de azul gris pra um morado majestoso, embarcações movendo-se distante, vagamente, ao seu ritmo. Sentar, balançar os pés, respirar com calma e sentir a presença de existir no mundo. Exalar gratidão por dias, que embora poucos, tem sido tão incríveis. Gente que tem passado, como uma estrela cadente que desaparece depois de tanto brilho, e deixa um pouco de si, leva um pouco de nós.

Foto: Joyce Gabriella Barros | Baía de Santa Marta - Colômbia / 2018

Ah, Santa Marta, será que fui eu quem estava aberta demais pra receber pessoas tão estranhas e diferentes a me ajudar ou são vocês que tem essa amabilidade nata? Olhar pro céu e não ter um por cento que seja a reclamar de nada, absolutamente nada, é a melhor sensação que pode haver. Cambiar a vida, sentir o som do mar, meninos brincando de fundo, sonhos anoitecer. Pensar por um momento. Meter a mão no bolso. Encontrar dinheiro. O contentamento não vem daí, mas um lugar pequeno guarda grande gratidão. E de fundo, Bob Marley a dizer: "don't worry about a think, 'cause every little is gonna be alright", que sim, foi pra mim naquele momento, justo naquele momento, eu sei. 

Pra que se preocupar? Tudo sempre dá tão certo, tudo sempre caminha tão bem pro bem acontecer. No fim das contas tudo se encaixa, até as horas se ajeitam pra esperar o melhor. ¡Que rico é o viver! "Tão linda viajando solita por esse mundo", disse uma senhora para mim a caminho do terminal enquanto conversávamos sobre meus itinerários. Linda, sim, e feliz por estar escancarando o coração pro desconhecido cada vez mais sem pensar além das efemeridades. 

BARROS, Joyce Gabriella. 
Santa Marta, Magdalena. Colômbia - Abril/2018.