31 de agosto de 2011

Para cada necessidade

Opções de shakes e frutas ideais para todos os momentos do dia



Ao acordar
Ganhe energia com um shake elaborado pela nutricionista Fernanda Machado, do Rio de Janeiro (RJ). Liquidifique 1 xícara (chá) de abóbora crua e picada, 1 xícara (chá) de melancia picada, 1 copo (200ml) de suco de laranja-pera e 1 colher (sopa) de suco de limão.

Intestino preguiçoso
Nada melhor do que a água de ameixa, que possui uma substância naturalmente laxativa chamada sorbitol. Para preparar a bebida, deixe uma ameixa seca de molho em um copo (200ml) de água durante a noite. Consuma a bebida logo que acordar.

Antes da atividade física
Como 1 banana que é rica em frutose. "Por ser um açúcar de absorção demorada, a frutose favorece o fornecimento de energia por períodos mais prolongados durante o treino", diz Christine Neves, nutricionista do Espaço Aono, de São Paulo (SP).

Depois da atividade física
Hidrate o corpo e reponha os minerais perdidos com um saboroso shake de água-de-coco batida com maçã. "A água-de-coco é um hidratante natural que combina com frutas ricas em água, como a maçã", indica Flávia Bulgarelli, nutricionista da Casa Movimento, de São Paulo (SP).

Sobremesa
Invista no abacaxi, que possui fibras pra dar e vender. Outro benefício dessa fruta é que ela contém uma enzima de propriedade digestiva chamada bromelina. "O abacaxi ainda pode ser consumido na forma de suco, batido com hortelã, que melhora a digestão", sugere Flávia Bulgarelli.

Para limpar o organismo
Faça essa receitinha com limão e capim-santo, indicada pela nutricionista Daniela Jobst. Bata uma folha da planta com suco de 3 limões e beba a mistura.

Depois da festa
Se você exagerou nos doces ou na bebida alcoólica, ajude na recuperação do fígado batendo 1/2 xícara (chá) de goiaba picada, 1/2 xícara (chá) de beterraba crua e picada, 1 copo (200ml) de suco de acerola e uma colher (sopa) de limão.

Antes de dormir
O suco do maracujá acalma e ainda ajuda a combater a compulsão por doces.

Matéria extraída da Revista Saúde & Ciência

Experimente incluir essas receitas de suco na sua dieta, para manter uma ótima qualidade de vida de forma saudável.

30 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte IV

Acredito que (quase) toda mulher sofra de cólica, e muitas vezes não sabemos mesmo o que fazer quando esse terrível vilão da menstruação nos afronta, a TPM também, para quem não entende o que é ou o que se passa, ficará sabendo a agora e acabará com todas as suas dúvidas. Essa é a IV e última parte da matéria Dúvidas: Período menstrual. Fique ligado!


24. Cólica é igual à TPM?
Não. A menina tem cólica quando já está menstruada. Os sintomas da TPM aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem como mágica, assim que ela desce.

25. Existe alguma receita caseira pra combater a cólica?
"Chás quentes ou bolsas de água podem ajudar", explica Márcia Gaspar Nunes, ginecologista. Mas, se quiser combater a causa do problema, tem que tomar remédios. Os mais indicados são anti-inflamatórios não-hormonais (como o Ponstan) ou antiespasmódicos (como Buscopan e Atroveran). "Evite medicamentos com ácido acetilsalicílico (como Aspirina), que aumentam o fluxo sanguíneo", acrescenta Cláudia.

26. Só adolescente tem cólica?
Não. Mas elas costumar ser mais frequentes e intensas durante a adolescência até os 25 anos.

27. Menstruação dá diarreia?
Algumas meninas podem ter diarreia na menstruação. O útero libera uma substância chamada prostaglandina, que provoca contrações musculares - por isso a cólica - e também pode alterar o trânsito intestinal.

28. Como saber se eu tenho tensão pré-menstrual?
Se essas mudanças de humor, irritação ou depressão só aparecem dias antes da menstruação e desaparecem no dia em que você fica menstruada, pode ser TPM. Inchaço e dor nos seios, dor de cabeça, inchaço na barriga e uma vontade louca de comer doces também são sintomas. Na adolescência a TPM é menos frequente que em mulheres adultas. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que apenas 2.9% das meninas entre 10 e 19 anos sentiam a TPM em sua forma mais intensa. 48.3% não tinham nenhum sintoma do problema.


Extraído da Revista Capricho edição n° 887

29 de agosto de 2011

Sou eu - Fiuk

Música do dia:


Tudo bem, eu tô bem
Sem você, sem amor
Sem ninguém, para disfarçar a dor

E você eu já sei,
Que já tem outro alguém
Com você, para disfarçar a dor

Quero ver
Se você se arrepender
Você não vai esquecer
Pelo menos tão fácil assim

E o pior
É que o cara quer ser eu
Ele ainda não entendeu
No seu corpo
Só eu
Sou eu

Sou eu

O pensamento da manhã
Sou eu
De quem você é a fã
Sou eu
E quem sempre vai te amar
Sou eu
Ninguém tem esse lugar
Só eu

Gostou e quer adicioná-la a sua playlist?

27 de agosto de 2011

Sobre beijo

Falar sobre beijo nem sempre é fácil, pois sempre há quem prefira fazer do que falar. Por mais que sejamos experts no assusto, existem aquelas coisas que não sabemos, então separei umas dicas úteis e curiosidades sobre o beijo, se inspire!



Beijos pelo mundo

  • Na Rússia, é normal dois homens se beijarem na boca.
  • Na Pérsia, na Idade Antiga, os homens da mesma classe social também trocavam beijos.
  • No Japão, beijos públicos são considerados obscenos.
  • Na Escócia, há quatro décadas, era o padre, e não o noivo, quem beijava a noiva. Tem mais: a moça dava uma bitoca em todos os homens da festa.
  • Na Itália do século XV, o homem que beijasse a mulher em público tinha que se casar com ela.
  • Na Polinésia, beijar o nariz é mais romântico do que beijar a boca.


Você sabia que?

... a médica Martine Mourier, da faculdade de Bobigny, na França, descobriu que beijar aumenta a oxigenação das células, estimula as funções circulatórias e diminui a dor de cabeça.
... a cada beijo de língua, o casal troca cerca de 250 bactérias pela saliva.
... por aumentar o nível de uma substância chamada serotonina, responsável pelo prazer, o beijo diminui o estresse.

O que mais incomoda

  • Beijo molhado
  • O cara ficar de olho aberto - parece que quer olhar pra outras meninas
  • O menino que quase engole a gente, coloca a língua até o queixo
  • O garoto que beija rápido demais
  • O metido à sabe-tudo
  • O que compara a menina com ex-namoradas, ex-ficantes...
  • Mau hálito


Beije melhor!
As dicas estão no livro The art of kissing, de William Cane
  • Coordene sua respiração com o ritmo do beijo. O som produzido pela respiração ritmada e o ar roçando a pele do garoto deixam a pele melhor.
  • Dê uns três ou quatro beijos curtinhos antes de dar o beijão;
  • Tome um sorvete, beije, depois tome um chá ou outra bebida quente e beije de novo. A diferença na temperatura ajuda na estimulação sensorial.
  • Encaixe seus lábios nos lábio superior dele e puxe de leve.

Fonte: Revista Capricho, edição 2002.

26 de agosto de 2011

3 minutos - Frejat

Música do dia:


Eu não tenho nem mais 3 minutos pra você.
Eu não tenho nem mais meia palavra pra te dizer.
Se nenhum amor dura pra sempre, nenhuma dor também.
Eu não tenho nem mais 1 segundo pra você, eu não tenho a cabeça no lugar pra te dizer...
A gente acha o que procura, existe sempre um outro alguém.
Eu já me cansei dessa história, não vou viver de memórias... viver é bem mais.
Eu não quero mais saber de você.
Eu não tenho mais vontade de te ter.
Se nenhum amor dura pra sempre, nenhuma dor também.
Não quero mais sentir teu cheiro, não quero mais ouvir tuas palavras.
Eu já me cansei dessa história, não vou viver de memórias... Viver é bem mais.

Gostou e quer adicioná-la a sua playlist?

O medo do amor



Medo de amar? Parece absurdo, com tantos outros medos que temos que enfrentar: medo da violência, medo da inadimplência, e a não menos temida solidão, que é o que nos faz buscar relacionamentos. Mas absurdo ou não, o medo de amar se instala entre as nossas vértebras e a gente sabe por quê. O amor, tão nobre, tão denso, tão intenso, acaba. Rasga a gente por dentro, faz um corte profundo que vai do peito até a virilha, o amor se encerra bruscamente porque de repente uma terceira pessoa surgiu ou simplesmente porque não há mais interesse ou atração, sei lá, vá saber o que interrompe um sentimento, é mistério indecifrável. Mas o amor termina, mal-agradecido, termina, e termina só de um lado, nunca se encerra em dois corações ao mesmo tempo, desacelera um antes do outro, e vai um pouco de dor pra cada canto. 

Dói em quem tomou a iniciativa de romper, porque romper não é fácil, quebrar rotinas é sempre traumático. Além do amor existe a amizade que permanece e a presença com que se acostuma, romper um amor não é bobagem, é fato de grande responsabilidade, é uma ferida que se abre no corpo do outro, no afeto do outro, e em si próprio, ainda que com menos gravidade. E ter o amor rejeitado, nem se fala, é fratura exposta, definhamos em público, encolhemos a alma, quase desejamos uma violência qualquer vinda da rua para esquecermos dessa violência vinda do tempo gasto e vivido, esse assalto em que nos roubaram tudo, o amor e o que vem com ele, confiança e estabilidade. 

Sem o amor, nada resta, a crença se desfaz, o romantismo perde o sentido, músicas idiotas nos fazem chorar dentro do carro. Passa a dor do amor, vem a trégua, o coração limpo de novo, os olhos novamente secos, a boca vazia. Nada de bom está acontecendo, mas também nada de ruim. Um novo amor? Nem pensar. Medo, respondemos. Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo.

Martha Medeiros

24 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte III

Nós mulheres somos seres de extrema sabedoria e elegância, aprendemos coisas ao longo de nossas vidas, que iremos levar para sempre. E como todo ser sábio, temos as nossas dúvidas, então para a terceira parte da matéria Dúvidas: Período Menstrual, serão esclarecidas  todas as frequentes questões sobre o uso de absorventes, o.b. etc. Fique de olho! Revista Capricho, edição n° 887 de 2002.



17. Quantos absorventes devo usar por dia?
Depende da garota. Tem gente que gosta de trocar toda hora. Em média, o ideal é trocá-lo de três a quatro vezes por dia, mesmo nos dias de fluxo intenso. Se eles ficam encharcados e é preciso trocá-los mais de seis vezes no mesmo dia, é sinal de que há algo errado.

18. Absorvente dá alergia?
Algumas garotas sentem coceira quando usam determinado absorvente. A solução é trocar a marca até encontrar uma que não cause irritação. Se não der certo, coloque algodão entre a pele e o absorvente.

19. Menina virgem pode usar absorvente interno?
Pode. O hímen tem um orifício por onde passa o absorvente. "Mas tem que colocar com cuidado: a menina pode provocar pequenas rachaduras na pele do hímen e não perceber porque já está sangrando", avisa a ginecologista Mara Diêgoli. Nesses casos, Mara recomenda absorventes internos do tipo míni ou teen. E se a menina não consegue colocá-lo de jeito nenhum, não deve insistir: deve procurar orientação médica.

20. Posso dormir com o absorvente interno?
De jeito nenhum. Absorvente interno deve ser trocado a cada três ou quatro horas, no máximo. O sangue é um meio perfeito para a reprodução de bactérias. O risco de infecção é alto.

21. E se eu transar de absorvente interno?
Na hora da transa, o canal da vagina aumenta de tamanho (de 7 cm para 10 cm). Se o garoto não perceber o absorvente (o o.b. ocupa cerca de 5 cm da vagina), vai empurrá-lo para dentro e pode até machucar. Por isso, mesmo que o amasso esteja quente, peça licença vá ao banheiro e tire o absorvente.

22. E se o fiozinho ficar preso lá dentro?
Lave as mãos, lubrifique o polegar e o indicador com vaselina e introduza-os na vagina. Se não conseguir retirá-lo, tem que ir ao médico.

23. O que acontece se alguém esquecê-lo na vagina?
As bactérias da flora vaginal vão se reproduzir loucamente. O primeiro sinal é um cheiro ruim. Em seguida, dores e febre. Se mesmo assim a menina não se ligar, a infecção pode ser espalhar pelo corpo todo e até causar a morte.

"Meninas entre 14 e 17 anos preferem absorventes ultrafinos." Fonte: Johnson & Johnson

Espero que essas dicas, tenham esclarecido as suas principais dúvidas em relação ao seu absorvente e seu corpo. Gostou? Então aguarde a IV e última parte da matéria.

23 de agosto de 2011

Twilk - seguidores no background do Twitter

Coloque seus seguidores do Twitter no seu background e junte-se a 200.000 pessoas + que demonstraram amor a seus seguidores com Twilk. É um aplicativo, que unirá todos as pessoas que te seguem no Twitter em uma enorme foto, que será fundo do seu perfil. Pra você, que tem um enorme carinho pelos seus seguidores, essa é uma das maneiras de se mostrar isso, então o que está esperando? 


Clique aqui e autorize o aplicativo. É super fácil e rápido.

The history of us - Taylor Swift


Música do dia:


Eu costumava pensar que um dia ia contar a nossa história
Como nos encontramos e as faíscas voaram imediatamente
As pessoas diziam: "eles são os sortudos"
Eu costumava saber que o meu lugar era um local próximo a você
Agora eu estou procurando o espaço para uma cadeira vazia
Porque ultimamente eu não sei mesmo em que página você esta
Ah, uma simples complicação, falhas de comunicação levam a cair
Tantas coisas que eu queria que você soubesse
São muitos muros que eu não posso quebrar

Agora estou sozinha em uma sala lotada
E não estamos falando
E eu estou morrendo de vontade de saber se isso esta matando você como isso está me matando?
Eu não sei o que dizer uma vez que uma reviravolta do destino quando tudo se quebrou
E a nossa história parece muito como uma tragédia agora
Próximo capítulo

Como nós acabamos desse jeito?
Me veja nervosa puxando a minha roupa e tentando parecer ocupada
E você está fazendo o seu melhor para me evitar
Estou começando a pensar que um dia eu vou contar a nossa história
Como eu estava perdendo minha cabeça quando eu vi você aqui
Mas você segurou seu orgulho como você deveria ter me segurado
Oh, nós estamos com medo de ver o final, por que nós estamos fingindo que isso não é nada?
Eu ia dizer que sinto sua falta, mas eu não sei como
Eu nunca ouvi um silêncio tão alto como esse

Agora estou sozinha em uma sala lotada
E não estamos falando
E eu estou morrendo de vontade de saber se isso esta matando você como isso está me matando?
Eu não sei o que dizer uma vez que uma reviravolta do destino quando tudo se quebrou
E a nossa história parece muito como uma tragédia agora

Isso esta parecendo uma competição de quem pode agir como eles e se importar menos
Mas eu gostava mais quando você estava ao meu lado
A batalha está em suas mãos agora
Mas eu colocaria minha armadura para baixo se você diria que preferi o amor a luta
veja mais...


Gostou e quer adicioná-la à sua playlist?
[baixe aqui]

O nosso amor


"O nosso amor é um eterno quebra-cabeças, que quanto mais encontro a peça certa e torno a encaixá-la, mais me surpreendo. É uma extensa roda-gigante, que possui seus altos e baixos, mas é sempre extremamente divertida e estimulante. É como o sol, que à noite não podemos vê-lo, pois ele desaparece, mas sempre sabemos que está lá."

Joyce Gabriella Barros

20 de agosto de 2011

Todo amor que ainda existe


Estamos velejando. Nosso barco é  mais belo de todos. Logo, ele fora construído às pressas, pois nós dois não queríamos perder tempo para esse amor. A cada dia que passava ele enfrentava situações novas, porém uma coisa que jamais suportava, eram as tempestades. Nunca chegamos a enfrentar uma tempestade imensa, porém na primeira chuva, nos sempre nos entregávamos, acreditando que não superaríamos. 

O tempo foi passando, o barco mesmo tendo todas as recaídas em pequenas tempestades nunca parou, sempre seguiu em frente. Muitas vezes, na primeira onda que passava, ficava prestes a virar, e pensava em desistir. Mas foi levando. Como tudo que é bom, existiam também os dias de sol, felizes e sem nenhuma amargura. Certo dia, o motor dessa barco parou, ficamos sem saber o que fazer, mas como juntos éramos fortes o suficiente para enfrentar quaisquer tipos de situações, relevamos. 

Os dias se passaram, o velho barquinho ficou desgastado o bastante para chegar ao ponto de não aguentar mais flutuar. O barco foi afundando, a água foi tomando conta dele, e tudo o que era bom, foi sendo engolido pelas terríveis profundezas de um mar profundo e voraz. Carregamos a certeza que não passaria da última tempestade. A noite veio mais outra onda, e o barquinho sobreviveu a mais uma. No entanto piorava a cada dia mais e depois de tantas tempestades, dias de sol, felicidades e sorrisos, esse barco naufragou. 

Deixou consigo apenas lembranças inapagáveis de um momento que jamais voltará. O que sobrou de toda a tragédia foi uma boia salva-vidas. Ela salvou o nosso amor, e ainda que pequeno, está presente todo aquele que não morreu no náufrago, que foi forte o suficiente para suportar. 

Joyce Gabriella Barros

19 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte II

Continuação da Matéria Período Menstrual, extraída da Revista Capricho, edição n°887 de 2002. Continue tirando suas dúvidas e fique atenta em relação ao tempo em que dura sua menstruação, e nos sinais que o seu corpo dá, consulte sempre o seu ginecologista.



12. Qual a idade certa para ficar menstruada?
Entre 9 e 14 anos. Se, aos 14, a menina ainda não tem seios desenvolvidos ou pelos no púbis e nas axilas, é bom investigar.

13. Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
De 25 a 35 dias. Mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias. Conte a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo.

14. Quando o ciclo fica regular?
De seis meses a dois anos depois da primeira menstruação.

15. É normal a menstruação atrasar muito?
Só nos dois primeiros anos após a primeira menstruação. Nessa fase, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas o atraso menstrual também pode ser indício de gravidez ou algum problema com os seus hormônios.

16. Quantos dias dura a menstruação?
De 3 a 5 dias. Pode durar um pouco mais, desde que o fluxo diminua. 


Gostou? Então aguarde a parte III da Matéria.


Uma reportagem de Tatiana Schibuola

18 de agosto de 2011

Sonhando - Biquíni Cavadão



Música do dia, enviada por @_julferreira



Se passo o dia, paro e escuto o vento
E ainda não posso entender
Como o improvável insiste em acontecer
Se ando sempre no mesmo caminho
E ainda me encontro com alguém
E vejo que não estou sozinho, eu sei
Se passa o dia, o tempo e conto as horas, e eu sem perceber
Que estou parado vendo o seu retrato, e não vou mais te ver
E vou tentando aceitar
As vezes fujo, corro de mim mesmo, canso e me esqueço de lutar
Sabendo que não posso ser tão tolo assim
Quando me vejo já estou cantando
Solto minha voz e desabafo enfim
Se o telefone toca, eu já sei mesmo que não é você
Se tudo que um dia me falou, eu vejo agora acontecer
Se a saudade aperta e eu não tenho nada a fazer
Senão apenas chorar
Não vou mais querer explicar, eu já sei
Alguém me soprou e falou
Tudo sobre você, que ainda eu vou te ver
Eu quero deitar e sonhar outra vez
Tocar, te ouvir, te sentir
E poder te dizer, como eu amo você
Tocar o meu violão e te ver
Me pedindo pra viver

Me pedindo pra viver
Eu sei

Gostou e quer adicioná-la a sua playlist?

17 de agosto de 2011

O amor não acaba, nós é que mudamos


Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba? 

O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são subtituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantém os mesmos. 

Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito. 

O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.

Martha Medeiros

16 de agosto de 2011

Relógios Vintage

Braceletcinza Suede 

Todo mundo precisa de um relógio legal! Para o uso é necessário apenas enrolar a camurça em torno de seu pulso duas vezes para visualizar um belo bracelete natural. As características principais de inspiração desse relógio são as palavras "paz", "amor " e "esperança". Porém, ele sempre estará pronto para você defini-lo de acordo com o modo que você vive. O relógio também é intercambiável ​​e fácil de combinar com outras tiras ou pulseiras. $20


Faça o seu registro no Etsy e compre agora


Bonito e rosa

A cara de rosa deste relógio de quartzo é destacada com uma leve coloração de tom prata. A pulseira é composta de esferas de cor-de-rosa e prata de sopro claro alinhados como espaçadores. Fecha no topo com um fecho garra de lagosta.  2 contas pequenas em forma de flor para adicionar o encanto. $9.99



Faça o seu registro no Etsy e compre agora


One Last - Relógio de couro

A pulseira possui couro original preto feito à mão com um relógio mecânico automático totalmente moderno. É resistente à água e unissex. $178


Faça o seu registro no Etsy e compre agora

 Relógio de bolso retrô Chave Bronze - Neo Victorian - estilo vintage

Relógio de bolso em formato de chave, com dimensões de 55x30mm. Sua corrente possui cerca de 75cm de comprimento. Este relógio é um complemento perfeito para estilos casuais. Possui movimento Quartz. A bateria é de boa qualidade, e é perfeito para presente. $3.85


Faça o seu registro no Etsy e compre agora

Relógio em couro - Black Wave

Pulseira de couro preto com uma onda dinâmica em torno dele. A face do relógio de prata é resistente à água. Totalmente unissex. Pode ser personalizado com as cores da pulseira (Preto, Marrom vintage e borgonha.) $65


Faça o seu registro no Etsy e compre agora


Gostou dos relógios e quer mais? clique aqui

Há várias formas de pagamentos, são aceitos os principais cartões de créditos como Visa, e Master Card, e ainda se você desejar, o pagamento pode ser efetuado via PayPal.

15 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte I



Na maioria das vezes é ótimo ser mulher. Porém, para ficar ainda mais bonita, toda mulher precisa sofrer um pouquinho. E em muitos momentos sofre, sem receber nada em troca, seja por amor, ou por uma unha quebrada. Um dos principais sofrimentos e acredito que questionamentos que toda mulher tem, é durante o seu período menstrual. Nessa matéria, extraída da Revista Capricho, edição N°887 de 2002, você tirará todas as suas dúvidas dessa tortura (ou não!) de todos os meses. Eu a separei em quatro partes, e aí vai a primeira. Acabe com suas dúvidas!



1. O que é menstruação?
Quando a mulher não engravida, o organismo expele o óvulo que estava no útero e não foi fecundado. Com ele, vai o endométrio, a camada que reveste útero.

2. Quando sangue uma garota perde durante a menstruação?
Os médicos calculam uma média de 80ml, menos da metade de um copo de requeijão.

3. O sangue da menstruação é sempre vermelho?
Nos dias quem que o fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café; quando aumenta, pode adquirir um tom vermelho-vivo; E, nos dias em que o fluxo é muito intenso e sai em forma de coágulos, fica cor de vinho.

4. Menstruação tem cheiro?
O sangue não tem cheiro. Mas quando passa pelo canal da vagina entra em contado com bactérias e ganha um odor característico. Se ele é muito ruim, pode indicar alguma infecção.

5. Por onde sai o sangue de quem é virgem?
O hímen tem um orifício capaz de dar vazão ao sangue.

6. Posso fazer ginástica?
Pode. "O exercício libera endorfina, que funciona como um analgésico natural", diz Maria Gaspar Nunes do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo.

7. Posso transar menstruada?
Pode. Como a vagina fica lubrificada demais, a sensação de contato entre o pênis e a vagina diminui. Menstruada ou não, tem que usar camisinha.

8. Há risco de engravidar?
"Casos assim só aparecem em livros", diz Mara Diêgoli, da clínica ginecológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso significa que existe a possibilidade, mas ela é raríssima.

9. É verdade que, na piscina o sangue não desce?
O que acontece é que na água, se estive gelada, contrai os vasos, o que dificulta a vazão do sangue. Quando você sair da água tudo volta ao normal.

10. Quem toma pílula também menstrua?
A única diferença é que quem toma pílula não expele o óvulo durante a menstruação. A quantidade se sangue e as cólicas também diminuem.

11. Tomar pílula sem intervalo interrompe a menstruação?
Sim. Se a ideia é atrasar a menstruação por causa da viagem de formatura, não há problema, mas não é pra fazer isso toda hora. "O corpo da adolescente está aprendendo a menstruar. Não é bom interromper." avisa Iara Linhares, ginecologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 


Espero que essas dicas tenham servido muito, aguarde as outras partes.

Uma reportagem de Tatiana Schiboula.